14 de fev. de 2013

Capas pelo mundo: As Vantagens de ser Invisível

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Eu morro de curiosidade de ler As Vantagens de ser Invisível, do Stephen Chbosky, por vários motivos. O primeiro deles é que o livro está sendo super bem recomendado, e o segundo é que a capa é muito linda e diferente. Então fiquei com vontade de fazer um post pra vocês, mostrando algumas das capas lançadas em diferentes países. Confira:
Brasil e Estados Unidos


Reino Unido


Alemanha

China, FinlândiaHolanda e Japão

Polônia, Itália, Espanha e França


Lituânia
República Tcheca, Rússia, Eslováquia e Israel 


Suécia 


E então, gostaram das capas? Muitas delas são parecidas, mas eu morria vontade de fazer com esse livro e estrear a nova coluna aqui do blog. Bom, eu adorei a edição alemã com fundo de papel amassado, achei que ficou tudo a ver com a história, e já não gostei muito das outras duas. A finlandesa e a holandesa também são bem legais e bonitas, agora, o que é essa capa do Japão? Se superou na esquisitice né? Gostei da primeira capa da Lituânia, já a outra achei meio estranha.

As capas que mais gostei foram as do Brasil, a primeira da Suécia e a última do Reino Unido, essa é a mais linda de todas, na minha opinião. As de que menos gostei foram da Polônia, Itália, França, República Tcheca, Rússia, Eslováquia e Israel. Um detalhe: prefiro mil vezes as capas originais dos livros, mas tenho que admitir que capricharam em As Vantagens de ser Invisível, realmente a capa baseada no filme ficou mega linda. 

Então, aproveite e deixe sua sugestão para a próxima edição. Pode ser uma série, uma trilogia ou qualquer outro livro. Depois de tantas capas diferentes, de qual vocês mais gostaram, e quais não agradaram? Conto com o comentário de vocês, hein? Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...