15 de fev. de 2013

Resenha: O Atlas Esmeralda

O Atlas Esmeralda 
Os Livros do Princípio - Parte 1
Autor: John Stephens
Editora: Suma de Letras
Ano de Lançamento: 2011
296 páginas



Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.

Esta é a história de três crianças que só queriam salvar sua família e acabam tendo de salvar o mundo.
Com uma narração leve, divertida e repleta de aventuras, O Atlas Esmeralda é perfeito para o público jovem que aprecia uma leitura repleta de fantasia. Ação, magia, e feiticeiras do mal vão acompanhar-nos no primeiro volume da incrível jornada de Kate, Emma e Michel, três irmãos que estão envolvidos em muita, muita confusão. 

Em uma noite fria e tenebrosa, Kate, Michael e Emma, na época ainda pequenas crianças, foram tirados de seu lar e abandonados em um orfanato. Dez anos depois, os três, já adolescentes, ainda acreditam na promessa dos pais de que voltariam para buscá-los. Agora, vivem uma incansável jornada, de orfanato em orfanato, até que se depararam com Cambridge Falls, onde viverão em um lar administrado pelo Dr. Stanislaus Pym. Cambridge Falls é uma cidade completamente desconhecida, no meio do nada, onde os três parecem ser as únicas crianças que habitam o lugar.

O orfanato é um casarão assustador cheio de passagens secretas e escadarias infinitas, tudo repleto de mistérios. Lá eles conhecem uma governanta muito maluca e um mordomo um pouco estranho. Ah, sim. E o misterioso Dr. Pym. 

As crianças acabam se deparando com uma sala secreta, onde um antigo livro mágico está depositado e acaba transportando-os para o passado. Eles acabam em uma Cambridge Falls muito mais antiga e diferente, que possui seres aterrorizantes, e o pior de tudo, uma Condessa que parece ser a legítima encarnação do mal. Ali, uma verdadeira aventura tem início, e os três irmãos embarcam em uma corrida desesperada para tentar reencontrar os pais, desvendar os segredos do passado, enfrentar a Condessa, salvar as crianças aprisionadas e encontrar o livro desaparecido. 

- Ele não vai parar até encontrá-los! Eles nunca vão estar em segurança!
- Você tem razão - disse o velho, em voz baixa. - Ele não vai parar.
Fosse quem fosse o “ele” a quem se referiam, parecia não pedir maiores explicações.
- Mas tem uma saída. A única que a gente sempre soube que existia. As crianças precisam ter a chance de crescer. Para cumprir seu destino. 

No decorrer do livro, Kate, Michael e Emma começam a envolver-se com a atmosfera sombria de Cambridge Falls, e o leitor percebe que o livro é uma leitura descontraída e agradável. John Stephens escreve muito bem, e, desta forma, a história apresenta bons personagens, todos interessante, com aventura garantida, mesclando toques sombrios, típicos dos livros de terror e mistério. A narrativa é em terceira pessoa sob, principalmente, o ponto de vista de Kate, e por algumas vezes, o de Emma ou Michel. 

Os antagonistas são bem construídos e alguns muito assustadores. A Condessa é um bom exemplo, com carinha de mocinha, doce, linda e encantadora. Mas esconde por trás de si uma personalidade cruel e aterrorizante. Os gritões, guarda-costas da Condessa, recebem esse nome justamente por seus gritos horripilantes, que causam diversos efeitos terríveis nas pessoas. 

Um dos personagens que mais gostei foi do Gabriel. Ele é meio que um gigante bonzinho e super valente que se torna melhor amigo de Emma, e fiquei encantada com todas as coisas fofas que ele fez para protegê-la. 

Os três protagonistas são ótimos e possuem suas próprias características e personalidade. Cada um será o personagem principal de um livro da (por enquanto) trilogia. Kate é o foco neste livro, e tem o poder de manusear o atlas. Michael é um menino sensível, que adora livros e acredita em anões. Já Emma, é aquela típica criança monstrinha, imprudente e corajosa.   

Eu gostei muito do livro, o único ponto negativo é que as vezes as coisas se tornavam meio obvias, mas o final é muito satisfatório e surpreendente. Outra coisa que me atrapalhou um pouquinho foram as letras pequenas e a folha branca, talvez pelo fato de eu não estar acostumada a ler dessa forma. Emfim, recomendo a leitura para os  jovens e quem ama uma boa fantasia.


Os Livros do Príncipio conta a história de três irmãos. Kate, a mais velha, tenta proteger seus irmãos a todo custo. Michael, o do meio, é nerd e adora histórias sobre magia. E Emma, a mais nova, é uma encrenqueira capaz de bater em garotos maiores do que ela. Dez anos atrás, numa noite de inverno, os três foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais. Nunca mais os viram e passaram todo esse tempo de orfanato em orfanato, sem nenhuma explicação para o que aconteceu. Um atlas encantado surge agora no caminho deles, prometendo revelar as respostas para todas as suas perguntas. A jornada das crianças passa por uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal.
Fonte: Sobre Livros

Os Livro do Princípio, John Stephens 
1 - O atlas esmeralda (The smerald atlas)
2 - The fire chronicle (Ainda não lançado no Brasil)
3 - Título ainda não definido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...