10 de jan. de 2013

Resenha: A Última Música

A Última Música
Nicholas Sparks
Novo Conceito, 2010
400 páginas

Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.


Digamos que esse livro foi o que deu início ao meu vício por romances, já que até então eu não gostava do gênero. Esperava  por fortes emoções devido à popularidade do autor e não me decepcionei. Foi uma experiência profundamente comovente. Mais uma vez Nicholas Sparks nos mostra porque é considerado o mestre dos romances e porque seus livros são adorados por leitores de todo o mundo. Seguindo a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente história sobre família, amizade, amor, amadurecimento e especialmente sobre como perdoar e recomeçar.

O livro narra a história de Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, que sente-se transtornada quando seus pais se divorciam, e desde então guarda uma mágoa profunda por seu pai tê-la abandonado em Nova York para morar na Carolina do Norte. Três anos após o ocorrido, ela tem a oportunidade de se reconciliar com  ele, já que sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão junto ao pai.

Ronnie se revolta com a decisão, mas acaba cedendo, já que promete a si mesma não dar chances a qualquer tentativa de reaproximação. Ela carrega muita tristeza, e acaba criando ao redor de si uma máscara de rebeldia. Mas é, acima de tudo, uma boa menina, que acaba se metendo em muitas confusões, mas que possui um coração enorme e bons sentimentos.

É quando ela conhece Will, o menino mais popular da cidade. Depois de muitas brigas e situações inusitadas ao lado dele, Ronnie começa a perceber que ele é um garoto totalmente diferendo do que ela imaginava, e acaba se apaixonando profundamente. Will acaba tornando seu verão um dos mais felizes de sua vida, e um dos mais tristes também.

Às vezes é preciso se afastar das pessoas que você ama. Mas isso não quer dizer que você os ama menos.                                                                                                                                           

A menina possui grande talento no piano, graças a seu pai, que lhe havia dado aulas no passado. Porém após a briga entre os dois jurou nunca mais tocar. E a música nessa história entra com tal profundidade, que tenho certeza que cada um aqui vai se identificar um pouco com a história. A narração é dividida em capítulos, cada um do ponto de vista de um personagem - Ronnie, Will, Steve e Marcus e a leitura flui muito bem, te deixando sempre preso ao livro.

A vida, entendeu, era bem parecida com uma música. No começo há mistério, e no final, confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena.

A Última Música é muito mais que um livro que conta história de amor entre um garoto e uma garota, é uma história de amor entre pai e filha, que nos mostra excelentes diálogos, e nos transmite uma mensagem maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...